quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O caldo é verde. Qual é a cor do amor?

A amiga Marília tem fama de não repassar as fotinhas que ficam na máquina dela. Esse mito já caiu por terra (quase, cadê as fotos da despedida??). Mas eu,disse que faria um post em homenagem ao caldo verde que ela passou um ano prometendo (e fez!). Promessa aqui devidamente cumprida, com o igual período de atraso (talvez uns meses a mais) que o caldo demorou pra sair. Hehe!

Foi num dia da semana qualquer, não lembro bem, talvez num sábado, dia que meninas comportadas podem beber. Joseanne ainda estava grávida de 4 meses. Isis, o bebê que estava na barriga, hoje tem 9 meses. Por favor, não façam contas, isso me deprime.

Vamos ao que interessa:

Ingredientes para o caldo verde:

Um maço e meio de couve
Duas cebolas
Dois dentes de alho
Um quilo de batata inglesa cozida
Duas linguiças portuguesas

É quase inacreditável que esses poucos ingredientes consigam virar alguma coisa boa, mas está tudo documentado.

Passo 1:
Lave a couve em água corrente e reserve. Pique as duas cebolas e reserve também. Não esqueça da cerveja para dar ânimo à árdua tarefa de cozinhar. O buxo pode ficar quente no pé do fogão, mas a goela deve sempre estar geladinha.


Passo 2:
Coloque as folhas da couve uma em cima da outra e corte os talos, de modo que fique só o filé da couve. Enrole os filés como um charuto e faça cortes transversais. Esse passo é muito importante. Cuidado para não errar, senão você vai ficar com metro de folha enganchado no dente.


Enquanto você faz esse serviço, peça para uma amiga cortar as linguiças em quadradinhos. Não deixe de regar o copo dela sistematicamente. Cuidado com essa faca Edu! Ai, medo!

Passo 3:
Coloque óleo na frigideira e doure as cebolas e os dentes de alho. Refogue metade das tirinhas da couve junto com as cebolas. Opa! Estou vendo uns talos que deveriam ser descartados. Será que a cerveja influenciou no reflexo da nossa chefe de cozinha?

Passo 4:
Bata no liquidificador as batatas cozidas junto com a outra metade da couve. A amiga estava chique, tinha até ajudante de cozinha...hehe!


Passo 5: Frite os cubinhos da linguiça e reserve. Coloque o que foi batido no liquidificador, a metade da couve frita e a metade da linguiça numa panela. Deixe cozinhar por dez minutos. Na hora de servir coloque uma porção de linguiça frita por cima do caldo.


Já estava verde de fome quando experimentei a iguaria da amiga. Ela foi aprovada!! Estava muito, muito gostoso. Gente, por que Rafaela está usando uma máscara cirúrgica para pegar a comida? Será que ela não gostou do cheiro? Ela tem disso, gosta de causar pânico. Ahahaha.



Aqui está Joseanne, alimentando Isis com caldo verde.



E
essa é Isis, com quase nove meses. Linda né! É, o caldo verde fez efeito!



Demorou, mas o post nasceu!

Qual é a cor do amor? "Eu vou de azul e amerelo".... (Cazuza)

2 comentários:

Eduarda disse...

Ju, os talos que você disse que eram pra ser descartados, ela passou no liquidificador junto com as batatas.E Rafa estava usando máscara porque isso foi bem na época daquele surto de gripe suína e ela estava brincando - na verdade eu duvido que ela tenha tomado caldo(não lembro), já que ela tira todo verdinho que vê na comida, não comeria "o verde" puro!
Muito bom ler e lembrar aqui... minhas amigas amadas.

Augusto e Luciana disse...

Olá Juliana!
Nunca mais te econtrei no msn.
Também tenho feito comentários em teu blog, mas não os vejo publicados.
Esqueceu de mim?